segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

V CONGRESSO DA CIDADE DE PORTO ALEGRE

5º CONGRESSO DA CIDADE DE PORTO ALEGRE lançado, em março de 2011, é uma iniciativa da prefeitura, tendo um Comitê Gestor que reúne mais de 500 entidades não-governamentais, empresas e universidades.
Reunindo idéias e discussões com a participação de 1.182 lideranças, empresários, parceiros e quatro grandes universidades, em 76 encontros moderados nos territórios da cidade e 53 seminários conjuntos representam a grandiosidade da iniciativa.
O prefeito José Fortunati refere que o 5º Congresso da Cidade "está servindo para redefinir o conceito de governança solidária local, partindo do pressuposto de que o desenvolvimento de uma cidade só é verdadeiramente sustentável se for articulado a partir de seus cidadãos e territórios".
O 5º Congresso da Cidade ampliou a rede de participação democrática da cidade com a integração de moradores, prefeitura, entidades parceiras, empresários e universidades. Participantes do primeiro setor (gestão pública), segundo setor (iniciativa privada) e terceiro setor (sociedade civil organizada) discutiram de forma conjunta motes e metas, que envolvem, por exemplo, iniciativas para a geração de emprego e renda, preservação do patrimônio público, criação de áreas de lazer, incentivo à atuação de voluntários e moradores para o cuidado com a cidade e proteção a crianças e adolescentes, em 82 bairros, 17 regiões do Orçamento Participativo e oito regiões de Planejamento. Transformar o planejamento coletivo da cidade em realidade, é o desafio e, para isto, foram constituídos 51 Comitês de Mobilização e identificados 158 ações e projetos para o desenvolvimento local.
O Centro de Eventos da Pucrs, prédio 40 foi aberto à participação de todo cidadão interessado em tornar Porto Alegre uma cidade ainda melhor para se viver. Na programação debates com personalidades locais e internacionais, atrações culturais, oficinas e as feiras de Artesanato e de Idéias. E, palco das atividades que mobilizaram lideranças comunitárias e representantes de diversos segmentos da sociedade nas discussões, reflexões e processo de debate que buscou a construção coletiva de um plano para a Capital até 2022.
 


































 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário